quarta-feira, 8 de abril de 2009

PIO, PIO, PIO

No Império Romano antes do cristianismo a bíblia usada pelos romanos era a Eneida, a qual o grande venerado era o herói Enéias, de Tróia, posteriormente considerado como Pio Enéias.
O nome Pio vem de piedade, significa reverencia, respeito e gratidão, qualidades atribuídas a Enéias, por se basearem em Enéias, os romanos julgavam possuir tais qualidades, logo, isso fazia com que se considerassem no direito de dominar o Mundo, daí surgem as investidas do Império Romano para conquistar novos territórios.
Pio pode ser dividido em três partes: pais, divindade e cidade.
1ª parte
Devemos ter gratidão aos nossos pais, pois se respiramos hoje é porque eles nos colocaram nesse mundo, nos deram comida, ou seja, nos alimentaram, limparam nossas bundas, evitando com que peguemos doenças, independente de gostarmos ou não, concordarmos ou não, eles merecem nosso respeito e a nossa reverencia e gratidão.
2ª parte
O conceito da divindade, a exemplo do rio Nilo, o rio tinha uma cheia por ano, eles sabiam disso, mas não sabiam o porquê disso, não tinham como explicar, então atribuíam isto ao divino, já que esta cheia permitia que eles tivessem uma produção agrícola, ou seja, alimento, vida.
A Grécia por ser um país temperado, ao longo do ano o Sol vai caindo e se afastando dia a dia, conforme vai ficando longe, a temperatura vai caindo e assim a Terra vai ficando cada vez mais fria e escura e quando parece que o sol vai sumir e que não teremos mais luz nem calor, no dia 25 de dezembro ele começa a voltar, a isso se atribui o divino, no caso ao Deus Apolo.
A divindade era portanto uma conclusão natural da mentalidade pagã do mundo antigo, a religião não era para o individuo e sim para a sociedade, a religião por ser coletiva quando uma pessoa ofendi algum Deus todos sofrem, por isso esta pessoa tem que ser punida, pagar pelo seu ato, daí o termo pagão. Este pagamento podia ser a morte.
Cabia aos homens não desagradarem as divindades, através de cultos, nestes rituais (universais), as oferendas eram as próprias pessoas.
Como uma pessoa pode ofender um Deus?
Na época não conhecer os deuses da cidade era uma maneira de ofender-los, pesquisar fenômenos celestes, como a estudo da astronomia, também era ofensa (isto não é ateísmo, a idéia de ateísmo surge entre os séculos XVI e XVII), isto no grego chama-se asebio, no latin Impreta e em português quer dizer impiedade.
Aos 70 anos de idade o pedreiro, casado e postumamente conhecido como filósofo, Sócrates foi condenado por estas tais causas, além de ter sido condenado também por corromper os jovens, logo entendemos Sócrates como o ímpio ou o impiedoso, vai pagar por isso.
3ª parte
A cidade outra parte do Pio, a ela você também deve ter respeito, gratidão e reverencia, pensamos do jeito que pensamos por nossa realidade ser desta cidade, isto se deve tanto biologicamente como culturalmente, pois você deve algo para a sociedade da qual te criou, “fazendo um paralelo” hoje em dia isto se assemelha ao ato do patriotismo. Hoje em dia embora muitos pensem que nada devem pra sociedade e sim que a sociedade deve muito a eles, naquela época na Grécia o pensamento era justamente o contrario.
Fazendo a minha já tradicional analogia para explicar o conceito de patriotismo atual, vou usar como exemplo uma frase do ex-presidente dos Estados Unido J.f. Kennedy que disse: Não veja o que seu país faz por você e sim o que você faz por seu país. Isso é patriotismo!
Você tem sido patriota ultimamente ou só em época de Copa do Mundo?
Agora “Saia e Reflita” se da origem do nome Pio (gratidão, respeito e reverencia) você tem pelo menos um desses atributos em relação a Deus, sua cidade e a seus pais sobre pelo o que você tem e pelo o que você é.

Comentários a respeito do texto são bem vindos!

Um comentário:

  1. Aew Danilão, não me xinga não...
    Foi só pra rimar
    gostei do texto
    sei que não tenho "abstração suficiente", mas
    esse texto já ficou mais legível...
    percebi que você gosta do Socrates, grande jogador...
    Ow dica, muda a cor de fundo, dá dor de cabeça ler um texto com esse fundo
    um abraço, espero o próximo texto.......

    ResponderExcluir