quarta-feira, 22 de abril de 2009

OS FERIADOS

O feriado é uma data que deve ser comemorada e respeitada em determinada ocasião por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico em nível federal, estadual ou regional e municipal.
Estes feriados podem ser obrigatórios de onde as pessoas devem ser dispensadas do trabalho ou podem ser facultativos de onde as organizações possuem liberdade para escolher se acatam ou não o feriado e dão descanso para seus trabalhadores.
Os feriados podem ter datas fixas como o de 21 de Abril e o Natal que ocorre sempre em 25 de Dezembro, como podem ser móveis ou relativos como por exemplo o Dia dos Pais que aqui no Brasil ocorre sempre no segundo Domingo de Agosto.
Mas o que de fato se discute hoje em dia é o quanto os feriados prejudicam a economia brasileira devido as paralisações dos trabalhadores e o fechamento dos comércios. Este é um assunto que está muito em evidencia na mídia, porém é fácil de identificar que este é um modo de pensamento dos capitalistas, os empresários, que estão preocupados exclusivamente com a produção, venda e lucro, e o direito de descanso de seus funcionários, acabam sendo coisas secundarias sem muita importância.
Dizem que o Brasil pode perder bilhões por causa dos feriados, existem estudos estatísticos referentes a isto, mas agora” fazendo um paralelo” por outro lado os feriados movimentam outro setor da economia , principalmente o de turismo com viagens e eventos além do setor do lazer como ir a um bar, ver um filme no cinema, ir a uma exposição dentre outros.
Isto me faz pensar que pelo lado do comércio os feriados estão cada vez menos sendo respeitados e que pelo lado dos trabalhadores os feriados são cada vez mais comemorados .
Qual a sua opinião sobre isso ?

2 comentários:

  1. Gostei do seu argumento sobre os feriados movimentarem outros setores da economia.

    Acredito na maioria dos feriados como uma forma de se fortalecer a identidade nacional, o que é de extrema importância para um povo que é constituído por um pedaço de cada canto do mundo. Falta aos vários setores da cultura perceberem e explorarem essa possibilidade.

    ResponderExcluir
  2. (Porra! Como é difícil comentar neste blog do cacete!)

    ResponderExcluir