terça-feira, 31 de março de 2009

NÓS VÍTIMAS DE NÓS

Sócrates em sua tese diz que ninguém faz o mal conscientemente, já que uma vez que a pessoa conhece o certo, nunca opta pelo errado, as pessoas agem mal por não saberem o que é o bem.
É possível então pensar que muitos fazem o mal acreditando que estão fazendo o bem, ou o certo, a partir disso podemos dizer que as pessoas querem saber o que é o bem para agirem corretamente.
Levando para os dias de hoje, "fazendo um paralelo"existem máfias nos Estados Unidos, por exemplo: mafiosos italianos que cresceram sendo educados por uma tradição das quais os valores que a eles foram ensinados é o correto, se fazem o certo, logo em suas mentes são do bem. Eles não se vêem como um perigo pra sociedade e sim a policia como um perigo pra eles.
No Brasil pessoas que vivem no tráfico e que nasceram e foram criados em um cenário violento como as favelas também não se sentem do mal, rezam, falam em Deus e o que pra nossa sociedade é crime, pra eles é um modo de sobrevivência, o tráfico, claro que a imensa maioria das pessoas que moram em favelas não fazem parte do tráfico, são trabalhadores comuns e buscam viver assim como as demais camadas de nossa sociedade, mas se na consciência dos traficantes eles não estão errados, porque fazem aquilo que é o necessário para sobreviver já que a sociedade os excluiu, não seria então correto dizer que as pessoas da sociedade que usam drogas e financiam o tráfico é que de fato estão erradas? Mas se a sociedade sabe que é o uso da droga que financia o tráfico e que portanto isto é errado e continuam a fazer isso, então não poderíamos pensar que as pessoas hoje em dia estão agindo mal e errado mesmo sabendo do certo?! E que isso ocorre por uma infinidade de coisas dentre elas o vício, corrupção, a fragilidade de nossas fronteiras e a incapacidade de nossa policia perante a grandeza do mundo do tráfico. Poderíamos então chamar isso de consciência pesada?
Daí vocês perguntam: A solução não seria legalizar a maconha, já que o cigarro e a bebida que por muitos são considerados drogas mais pesadas do que a própria maconha são comercializadas legalmente e o governo arrecada uma grande quantidade de impostos com isso?
E então vem a resposta: No Brasil “a maconha já esta legalizada o que falta é oficializa-la” além disso o tráfico de drogas não se restringe a maconha, e mesmo que de fato venha ser legalizada , o tráfico não acabaria. Também existe o tráfico de animais, madeira, produtos falsificados, órgãos humanos , armas , biopirataria dentre outros, que são sustentados por pessoas da sociedade e isso gera a violência social das quais essas próprias pessoas comuns se tornam as maiores vítimas. Ou seja, se legalizarmos a maconha como desculpa de combater o tráfico, também poderíamos legalizar os outros tráficos como desculpa para combate-los?!
Seria correto pensar que o mal está em nós e não neles e que eles os traficantes, os criminosos fazem apenas o que deve ser feito da maneira que é necessária?
A questão é...
Será que hoje em dia este valor Socrático de bem e mal, certo e errado faz de fato sentido em nossa sociedade?

4 comentários:

  1. ao meu ver a filosofia não ajuda em nada no tráfico hahahufa..mas só em pensar mesmo, pois veja bem pensar assim é mto bom é o certo,mas existem outros poréns,fomos criados e educados pela nossa família, os valores que temos não são só de casa mais de uma sociedade violenta e egocêntrica de hoje em dia.
    Não adianta passar a mão na cabeça de traficante nem de nós mesmos, não adianta legalizar a maconha pois bem como vc disse já está legalizada, pq aqui é brasil cara, sempre vai existir meios de ser mais malandro que o outro, esta semana vi no jornal uns cara da áfrica do sul fazendo sacanagem nos caixas de banco, porra aqui é zona é de todos, acho difícil e creio nãoacabar isto tão cedo, só com uma outra ditadura quem sabe ou pq não uma bomba nuclear no rio de janeiro.
    pense nisto.

    ResponderExcluir
  2. Se legalizar maconha, vai ter que legalizar cocaína, e todas as outras drogas.
    Foda que o mundo já anda bem corrido né?!
    Enfim, problemas sociais sempre existirão, só os focos que mudam. Tentemos fazer nossa parte.

    ResponderExcluir
  3. na verdade nenhum ato de suspensao ou vedacao ou censura ou ditatorial seria a solucao. a solucao esta dentro de nos. o que eh certo pra vc eh certo pra mim? nem sempre eh assim. pq? por causa do modelo adotado pelos meus pais e pelos seus pais. nao digo de uma forma individual (eu e voce realmente), digo que fomos criados em padroes totalmente diferentes, e o que eh pior: todos errados. essa sociedade esta toda errada. vai por mim. o amor constroe. somos sustentados pelo medo. o medo faz todas as coisas ruins existirem. se existir amor, soh vai existir amor. entao, meu caro, o certo todo mundo sabe, soh falta acordarmos. e acredite, esta proximo!

    ResponderExcluir
  4. Aew Danilão, o tema escolhido foi interessante, boa abordagem e argumentação.
    Um problema que eu percebi foi a má pontuação, o modo como está deixou a idéia principal fragmentada e de difícil compreensão, seria bom utilizar mais o ponto final e reler pra acertar algumas vírgulas fora do lugar.
    Voltando ao texto gostei da idéia de usar a filosofia pra mostrar uma tese e usar os fatos como provas reais, tô esperando o próximo texto...
    Um Abraço

    ResponderExcluir