quarta-feira, 6 de maio de 2009

SE CHOVER AFUNDA

Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água no estado líquido sobre a superfície da Terra.A chuva forma-se nas nuvens. Além disso ela tem um papel importante no ciclo hidrológico.
A água é o constituinte mais característico da Terra, essencial para a existência da vida, e é um recurso natural de valor inestimável.
São vários os tipos de chuva: as chuvas frontais, as de convecção da qual neste grupo temos as famosas pancadas de chuvas, aguaceiros também conhecido como toró e as chuvas orográficas. Existem também as chuvas acidas.
Não é de hoje que o Brasil vem sofrendo com os problemas da chuva.
Mas o problema é que a chuva em si não é o problema, a chuva deveria ser a solução, pois limpa o ar, torna o solo fértil para plantação, dentre outros.
Mas então, como é que a chuva um dos maiores bens que a humanidade possui se tornou um problema?
O Brasil é conhecido também por ter a maior reserva de água doce do Mundo, dizem que no futuro isto vai ser causa de guerra já que a água potável conhecida como ouro branco esta ficando cada vez mais rara.Ou seja no Brasil já tem bastante água né, pra que chover mais?
Só esqueci de dizer que no Brasil esta reserva de água esta sendo contaminada.
Continuando a minha linha de raciocínio, no Brasil as chuvas finas provocam desmoronamentos, a culpa é da chuva ou das pessoas que constroem suas casas nas encostas dos morros?
Pancadas de chuvas causam enchentes nas grandes cidades, a culpa é da chuva ou das pessoas que jogam lixo na rua e que quando arrastados pela água entopem os bueiros e provocam a inundação?
Chove no Nordeste as cidades ficam isoladas, chove no Sul as cidades somem, chove em Minas as cidades afundam e a culpa é de São Pedro ou a causa disto é a falta de planejamento do próprio país já que as chuvas são previsíveis, afinal é pra isso que existe a meteorologia.
Agora “fazendo um paralelo” no começo do ano o estado de Santa Catarina sofreu com a chuva enquanto que o Nordeste sofria com a seca, apenas 5 meses depois a situação se inverteu, hoje o Nordeste afundou e Santa Catarina esta numa seca braba, em ambos a agricultura e o modo de vida estão sendo prejudicados, a isto podemos atribuir o problema do Aquecimento Global?! Se o problema for o Aquecimento Global a culpa então mais uma vez é dos homens.
A solução então seria fazer um planejamento, investir e cada um de nós agir com mais responsabilidade ou seria mais fácil pedir para São Pedro parar de mandar a chuva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário