quarta-feira, 27 de maio de 2009

A LEI DA INVERSÃO

A lei antifumo ou antitabagismo ja esta valendo e o resultado disto ja é possível de perceber.
A grande discussão a respeito desta lei mais uma vez se deu por interesses econômicos, mais precisamente no setor de lazer, como por exemplo, bares, restaurantes, baladas, hotéis dentre outros.
O motivo desta discussão é que os donos destes estabelecimentos estão preocupados com a queda do movimento e assim teriam um menor faturamento, logo isto tem impacto direto na economia, pois as vendas e o consumo diminuem, mas as dispesas continuam, portanto o lucro cai, em consequencia os preços dos produtos aumentam e funcionários são demitidos.
Existe porém o outro lado da história, muitas pessoas que não saiam tanto de casa para irem a estes lugares, agora estão passando a frequentar mais, ja que estes não são mais incomodados com a fumaça, ou seja, o movimento não diminuiu. O que esta havendo é uma troca de publico. Porém mesmo assim muitos fumantes continuam frequentando tais estabelecimentos, pois ou eles param de fumar ou deixam de viver os prazeres da vida.
Os não fumantes se incomodavam com os fumantes, mas os fumantes não se incomodavam com os não fumantes, claro que para eles, os fumantes, esta lei não é uma boa, pois o acesso para eles a estes locais de vida bohemia ficou um pouco mais restrito e eles terão de se adaptar.
Se antes os que não fumavam tinham que sair pelo fato de se sentirem incomodados, hoje são os fumantes que tem que dar uma saidinha para fumar.
Agora fumantes e não fumantes respiram de um mesmo ar em locais fechados e este ar esta muito mais limpo por sinal.
Contudo "fazendo um paralelo" percebemos que a história inverti a situação, os fumantes é que serão incomodados, caso não respeitem a lei. E como a lei é a mesma para todos,basta respeitarmos o espaço, ou melhor, o ar dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário