terça-feira, 31 de março de 2009

NÓS VÍTIMAS DE NÓS

Sócrates em sua tese diz que ninguém faz o mal conscientemente, já que uma vez que a pessoa conhece o certo, nunca opta pelo errado, as pessoas agem mal por não saberem o que é o bem.
É possível então pensar que muitos fazem o mal acreditando que estão fazendo o bem, ou o certo, a partir disso podemos dizer que as pessoas querem saber o que é o bem para agirem corretamente.
Levando para os dias de hoje, "fazendo um paralelo"existem máfias nos Estados Unidos, por exemplo: mafiosos italianos que cresceram sendo educados por uma tradição das quais os valores que a eles foram ensinados é o correto, se fazem o certo, logo em suas mentes são do bem. Eles não se vêem como um perigo pra sociedade e sim a policia como um perigo pra eles.
No Brasil pessoas que vivem no tráfico e que nasceram e foram criados em um cenário violento como as favelas também não se sentem do mal, rezam, falam em Deus e o que pra nossa sociedade é crime, pra eles é um modo de sobrevivência, o tráfico, claro que a imensa maioria das pessoas que moram em favelas não fazem parte do tráfico, são trabalhadores comuns e buscam viver assim como as demais camadas de nossa sociedade, mas se na consciência dos traficantes eles não estão errados, porque fazem aquilo que é o necessário para sobreviver já que a sociedade os excluiu, não seria então correto dizer que as pessoas da sociedade que usam drogas e financiam o tráfico é que de fato estão erradas? Mas se a sociedade sabe que é o uso da droga que financia o tráfico e que portanto isto é errado e continuam a fazer isso, então não poderíamos pensar que as pessoas hoje em dia estão agindo mal e errado mesmo sabendo do certo?! E que isso ocorre por uma infinidade de coisas dentre elas o vício, corrupção, a fragilidade de nossas fronteiras e a incapacidade de nossa policia perante a grandeza do mundo do tráfico. Poderíamos então chamar isso de consciência pesada?
Daí vocês perguntam: A solução não seria legalizar a maconha, já que o cigarro e a bebida que por muitos são considerados drogas mais pesadas do que a própria maconha são comercializadas legalmente e o governo arrecada uma grande quantidade de impostos com isso?
E então vem a resposta: No Brasil “a maconha já esta legalizada o que falta é oficializa-la” além disso o tráfico de drogas não se restringe a maconha, e mesmo que de fato venha ser legalizada , o tráfico não acabaria. Também existe o tráfico de animais, madeira, produtos falsificados, órgãos humanos , armas , biopirataria dentre outros, que são sustentados por pessoas da sociedade e isso gera a violência social das quais essas próprias pessoas comuns se tornam as maiores vítimas. Ou seja, se legalizarmos a maconha como desculpa de combater o tráfico, também poderíamos legalizar os outros tráficos como desculpa para combate-los?!
Seria correto pensar que o mal está em nós e não neles e que eles os traficantes, os criminosos fazem apenas o que deve ser feito da maneira que é necessária?
A questão é...
Será que hoje em dia este valor Socrático de bem e mal, certo e errado faz de fato sentido em nossa sociedade?